quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

A importância de uma boa Interface




Um dos cuidados em que os envolvidos ao criar um site deve levar em conta é o excesso de informação e elementos que a interface deve ter.
 
Deve preocupar-se com a carga cognitiva que o internauta pode estar gerando ao entrar no seu site. Isso é perigoso para o site, pois os internautas atualmente não gastam muito tempo tentando aprender como se usa ou como funciona aquele botão.
 
Uma interface com diálogo simples significa que nela você vai encontrar facilidade em entender o que tem dentro daquele link sem mesmo ter entrado ainda. Deve ter uma lógica visual, com uma hierarquia de informação que conduz os olhos do usuário. Deve ser bem distribuída a informação na interface. Saber para que serve aquele botão somente ao olhar.
 
No caso do site http://www.eusou.com/crianca/ a cor preta em excesso cansa os olhos. Na realidade, tem muito excesso nesse site. Excesso de cor, de informação e um menu com muitos itens, que torna exaustivo olhar. Falando no menu do lado esquerdo e direito da página, pode -se notar que além de ter muitos itens, eles são com fonte de corpo pequeno e com letras na cor branca ( fundo da tela preta). Não há hierarquia para guiar o olhar do usuário.
 
É importante que ao criar um site, saber que aquela velha frase faz todo o sentido “menos é mais”. E nesse site tudo é mais... Excesso de jogos, excesso de propaganda, excesso de cores, layout ruim, etc.
 
Sites ruins ferem os nossos olhos, têm uma navegação terrível ou são irritantes, enviando os visitantes para uma página de destino confusa.
 
Normalmente encontramos neles:
1. Navegação ruim.
2. Muitos botões de ‘Bookmark My Site’.
3. Introduções no site e “intervalos comerciais” entre as páginas.
4. Uso excessivo de Flash.
5. Anúncios do tipo overlay (Pop-ups).
6. Desativar alguns botões de navegação.
7. Esconder informações de contatos.
8. Áudio e vídeo automático.
9. Sites lentos para baixar.
10. Layout ruim.
11- Falta de conteúdo significativo
12- Páginas desorganizadas.
 
Aqui está mais um exemplo de uma experiência ruim, no meu ponto de vista,  http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/sites-educativos-504552.shtml , que provavelmente não poderá ser corrigido, pois o mesmo possui a intenção de vender o  produto ( imagem), muito mais do que conteúdo significativo.
Infelizmente, os publicitários nunca foram orientados de maneira correta, muitos acreditando que fazem parte do pessoal de TI, já que usam linguagens e coisa e tal,  cometem erros grosseiros. Mas seus clientes na internet nunca foram os usuários finais. Eles não só abusam de pérolas como um banner com “Clique Aqui” piscando em vermelho berrante, para nos atrair, que não nos serve de nada.
 
 
 
Endereço do site:
http://www.eusou.com/crianca/
 
 
 
 
Referências
 
Costa, Rosa Maria E. M.da, Vânia Marins- aula2- Interfaces.