segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Rio Bonito/RJ




Rio Bonito a cidade brilha ao anoitecer.
Ficou linda a igreja iluminada.


Brigadeiro ganha ares de iguaria e até algumas versões dedicadas ao paladar adulto

Brigadeiro ganha ares de iguaria e até algumas versões dedicadas ao paladar adulto



Aos poucos, brigaderias gourmet conquistam o mercado fluminense



Verdadeira febre em São Paulo, as brigaderias gourmet estão chegando de maneira bem tímida no mercado fluminense. Lojinhas muito charmosas, recheadas com centenas de sabores de brigadeiros, dos tradicionais aos mais exóticos, tornam-se um cantinho especial, em meio ao burburinho do dia a dia das cidades. Para os mais tradicionais, vale a pena conferir a sofisticação que essas empresas trazem ao tão famoso doce. Mas as verdadeiras sensações são as novas roupagens, envolvendo ingredientes de altíssimo nível e as misturas mais inusitadas.



Dessa alquimia proporcionada pela gastronomia não poderia surgir nada diferente. Café, cappuccino, damasco, wasabi, limão siciliano, polpa de frutas frescas, confeitos coloridos, menta, cookies, gengibre, pão de mel, gergelim, pastas de amêndoa, nozes e todos os tipos de castanha fazem parte dos ingredientes utilizados nas receitas; isso, sem contar os sabores etílicos, que envolvem cachaça artesanal, vinho do porto, saquê e outras possibilidades. Para completar, as chefs capricham nas coberturas – toppings – e no tempero dos doces, onde não faltam especiarias.



A Granulado Brigaderia Gourmet, em Icaraí, é a versão niteroiense dessas pequenas joias urbanas. Com uma cozinha de três integrantes – entre elas, a sócia Anna Isabella Leal, as meninas têm que se virar entre a cozinha e os clientes que não param de chegar, seja para buscar uma sobremesa ou um motivo para adoçar o dia. Isabel Maria Vieira é a outra sócia. A administradora é uma das responsáveis pelo clima do ambiente, carregado de brigadeiros para todos os lados: desde a estampa no papel de parede aos potinhos e granulados que cobrem as luminárias da loja.



O cuidado com a decoração, que agora está em clima de Natal, é notória em cada detalhe. Desenvolvido pela arquiteta Helena Bernardo, com iluminação de Widimar Ligeiro, o design da loja tem um toque retrô – unindo madeira com elementos pós-modernos de plástico e metal –, e apela para cores sedutoras. Mas esta não é a principal característica do local, aberto desde outubro e já com clientes cativos.



“As pessoas vêm aqui para degustar. Nossos brigadeiros têm peso e formato em padrão pensado para não enjoar. Queremos que todos possam experimentar vários e voltem sempre atrás de novidade”, avalia Anna que, antes, distribuía seu dom apenas entre amigos e para pequenas vendas.

Isabel diz que não saberia criar novas receitas, mas, em compensação, tornou-se a principal degustadora e incentivadora da marca.



“Sempre quis abrir um negócio e a minha associação à Anna foi maravilhosa. Estamos amando a experiência e não paramos de pensar em novos produtos, novas propostas”, revela Isabel.



No Rio, gourmet já tem três filiais



No Rio, estes doces requintados também já têm nomes certos. A Brigaderia Chic foi a primeira marca criada na região, em janeiro deste ano. Com três filiais abertas – Barra Square Expansão, Barra Shopping e Condado de Cascais – a chef Carolina Sales não quer parar por aí. As duas últimas foram inauguradas no mesmo mês para dar conta de atender a demanda de encomendas.



“Não imaginava que ia dar nisso tudo. A loja do Condado hoje é a minha fábrica. Lá, temos uma cozinha industrial que nos permitiu saltar de 30 mil para 50 mil brigadeiros por mês”, orgulha-se.



A inspiração é tanta que ela tem ideias para novos sabores a cada dia. Além dos mais de 80 brigadeiros, a casa oferece releituras de doces como bolo da vovó, whoopie, brownie e cookie. As apresentações também são muitas: chocolate na bisnaga, fondue e panelinha.



Carolina estava na sua segunda faculdade quando começou a fabricar brigadeiros para vender, em maio do ano passado. Os doces eram comercializados para os amigos, no melhor estilo boca a boca. Veterinária formada, ela cursava Medicina enquanto mantinha um blog chamado “Rosa e Chic”, onde vendia caixinhas, balões para casamentos e maçãs confeitadas, que era o mais próximo de gastronomia que ousava comercializar. O primeiro passo foi criar um segmento “especial” na página, que deslanchou na rede e logo se mostrou uma ótima oportunidade de investimento.



“Quando me interessei e comecei a pesquisar este ramo, descobri que precisaria de inspiração nas lojinhas de São Paulo, já que aqui não havia nada parecido”.



Elizabeth Garber é a mulher dos quiosques. Famosa por seus chocolates, a chocolatièr também resolveu apostar no brigadeiro gourmet, com a “Brigaderia Fashion”. Ludicidade é a alma de seu negócio, que se apresenta como uma carruagem conversível verde recheada desses docinhos requintados dentro de shoppings – Rio Design Barra, Rio Sul e Botafogo Praia Shopping. A ideia surgiu após muitas idas a Paris, onde ela se apaixonou por uma carruagem que vendia macarrons (doce francês recheado).



“Brigadeiróloga” de carteirinha, começou a incluí-los no cardápio da sua outra empresa, mas a demanda era muito grande e não queria mudar o foco da Beth Chocolates. Foi aí que decidiu abrir, com Maria Lucia Seródio, um cantinho só para brigadeiros, com direito a todos os sabores, confeitos e tipos – tem até uma versão diet.



“Os clientes aos poucos ficavam encantados com a textura e os sabores dos nossos brigadeiros porque, por mais que inovássemos com os sabores, nunca fugimos do que realmente é um brigadeiro: leite condensado, chocolate e manteiga de boa qualidade”, explica.







O FLUMINENSE
Natália Klensorgen





Vídeo


Sensacional!

Fonte: Youtube

Mensagem aos Amigos!



Desejo a todos um Feliz Natal!
Esse cartão é lindo, recebi de um grande amigo e compartilho com vocês!
Natalícia

Alunos


Alunos são sempre alunos!
Vivem do presente.
Saudades de todos!

Natalícia

Quadrinho





Inteligente esse quadrinho.

Fonte: Facebook