segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O papel do tutor online


A atuação do tutor online pressupõe uma constante interação no processo de ensino aprendizagem dos alunos em sua sala de aula virtual. A missão do tutor online vai além do cumprir tarefas, cabe a ele facilitar a mudança de postura do aluno, que o torne mais ativo, participativo , autônomo e investir na atualização científica, técnica e cultural, como ingredientes do processo de formação permanente. Este professor precisa colocar sua auto-formação, como requisito principal, para usar as novas tecnologias que virão.

Estando a titulação tutor ressignificada, este sujeito do processo de ensino e aprendizagem torna-se essencial, podendo ser considerado como o elo que auxilia na relação entre o aluno, o curso e o professor, permitindo alcançar o sentido prático da expressão “ensinar e aprender”.

SANCHO (1998) “assinala que nos Sistemas de formação a distância não se prescinde do professor, ao contrário, este passa a ser imprescindível, o elemento-chave para o sucesso da aprendizagem”.

As orientações pertinentes quanto a função do tutor, apresentadas por diversos autores, nos faz conhecer o ambiente online, a importância do tutor que conduz a aproximação, o acompanhamento das necessidades dos participantes e da necessidade de estar a par do contexto educativo que foi sendo construído. Assim, o conceito de tutor absorve a figura de educador e professor. O fator interação, afetividade, parceria torna-se ingredientes preponderantes no enfrentamento de futuras questões a serem resolvidas. Como afirma MAIA (1998), “ não se deve identificar distância física com distanciamento pessoal”.

Na tutoria online o ambiente de trabalho, pressupõe o estabelecimento de um diálogo constante, aberto e próspero em busca de uma produção de novos saberes, ampliando o conhecimento, propondo uma prática educativa criativa. Assim, cabe nessa partilha a possibilidade de aplicação de novos saberes, sendo o professor e o tutor responsáveis por esta parceria.

Cabe ao professor online conhecer os seus aprendizes, as características do aluno, a interação com os seus pares e professores. Existe também a necessidade dos alunos virtuais compreenderem que a sua contribuição nas atividades desenvolvidas por meio das ferramentas síncronas e assíncronas, fazem parte de um aspecto de sua responsabilidade, possibilitando o acontecimento tecnológico como mais uma ferramenta no trabalho à distância.

Outro passo importante é que o professor online deve ensinar aos seus alunos a serem alunos online, isto é, a constituírem esses diálogos, a levarem as ideias trazidas pelos colegas em suas próprias reflexões e construções, fazendo também uma costura textual. Reconhecer a importância da diferença entre um curso presencial e o curso online, é tarefa que exige do tutor uma atuação diferente daquela que acontece em uma sala de aula presencial. Portanto, exige que o aluno tenha um acompanhamento constante, que tenha liberdade na utilização das ferramentas de comunicação, horário flexível, comunicação mediada pelo ambiente virtual. Continuar motivando o aluno e incentivá-lo a conquistar novas referências de trabalho, o conduzirá a uma aprendizagem independente. Desta maneira, o professor tutor pode sugerir alterações na forma como o aluno desenvolve os estudos, criando situações diferenciadas de aprendizagem de acordo com as necessidades individuais.

Ao desenvolver grupos de trabalhos, está diretamente envolvido com a formação de comunidade, fazendo parte da construção de um diálogo permanente, ora com quem ensina e ora com quem aprende, criando uma relação ao uso das tecnologias e construindo novas abordagens a respeito de aprendizagem no ensino a distância. Compreende-se que novas comunidades online surgem, à medida que os alunos forem instigados a conhecer a concepção e efetivação de uma aprendizagem significativa. Torna-se importante também reconhecer que as comunidades virtuais possuem elementos que unem os estudantes em seus objetivos comuns, trazendo novos valores e colocando a aprendizagem significativa em jogo.

Portanto, professor é quem motiva, traz o aluno à reflexão e cria oportunidades no ambiente online de aprendizagem que ajuda na auto-organização, tarefa fundamental no processo de ensino-aprendizagem. O aluno espera por estas orientações e cabe ao professor ajudá-lo a conquistar novas informações. Em outras palavras, o professor ajuda ao aluno a ser um pesquisador, diminuindo as limitações de um curso online, onde o face a face não acontece.

Compreende-se a importância do tutor observar todas as variáveis dos atos de ensinar e aprender da educação. Para isso, é solicitado aos professores que promovam a otimização da utilização de recursos didáticos que enfatizem um modo de aprender crítico e criativo. Cabe, neste sentido, aos professores, manter a atenção e disposição em assumir novos desafios do seu fazer pedagógico.

Referência:

Coelho,Cláudio Ulysses Ferreira, Haguenauer, Cristina,As Tecnologia da Informação e da Comunicação e sua influência na mudança do perfil e da postura do professor- colabora- revista digital da CVA-Ricesu- ISSN 1519-8529.