A atuação do tutor online pressupõe uma constante
interação no processo de ensino aprendizagem dos alunos em sua sala de aula
virtual. A missão do tutor online vai além do cumprir tarefas, cabe a ele
facilitar a mudança de postura do aluno, que o torne mais ativo, participativo
, autônomo e investir na atualização científica,
técnica e cultural, como ingredientes do processo de formação permanente. Este
professor precisa colocar sua auto-formação, como requisito principal, para
usar as novas tecnologias que virão.
Estando a titulação tutor ressignificada, este
sujeito do processo de ensino e aprendizagem torna-se essencial, podendo ser
considerado como o elo que auxilia na relação entre o aluno, o curso e o
professor, permitindo alcançar o sentido prático da expressão “ensinar e
aprender”.
SANCHO (1998) “assinala que nos Sistemas de formação
a distância não se prescinde do professor, ao contrário, este passa a ser
imprescindível, o elemento-chave para o sucesso da aprendizagem”.
As orientações pertinentes quanto a função do tutor,
apresentadas por diversos autores, nos faz conhecer o ambiente online, a importância do tutor que conduz a aproximação,
o acompanhamento das necessidades dos participantes e da necessidade de estar a
par do contexto educativo que foi sendo construído. Assim, o conceito de tutor
absorve a figura de educador e professor. O fator interação, afetividade,
parceria torna-se ingredientes preponderantes no enfrentamento de futuras
questões a serem resolvidas. Como afirma MAIA (1998), “ não se deve identificar
distância física com distanciamento pessoal”.
Na tutoria online o ambiente de trabalho, pressupõe
o estabelecimento de um diálogo constante, aberto e próspero em busca de uma
produção de novos saberes, ampliando o conhecimento, propondo uma prática
educativa criativa. Assim, cabe nessa partilha a possibilidade de aplicação de
novos saberes, sendo o professor e o tutor responsáveis por esta parceria.
Cabe ao professor online conhecer os seus
aprendizes, as características do aluno, a interação com os seus pares
e professores. Existe também a necessidade dos alunos virtuais compreenderem
que a sua contribuição nas atividades desenvolvidas por meio das ferramentas
síncronas e assíncronas, fazem parte de um aspecto de sua responsabilidade,
possibilitando o acontecimento tecnológico como mais uma ferramenta no trabalho
à distância.
Outro passo importante é que o professor online deve
ensinar aos seus alunos a serem alunos online, isto é, a constituírem esses
diálogos, a levarem as ideias trazidas pelos colegas em suas próprias reflexões
e construções, fazendo também uma costura textual. Reconhecer a importância da
diferença entre um curso presencial e o curso online, é tarefa que exige do
tutor uma atuação diferente daquela que acontece em uma sala de aula
presencial. Portanto, exige que o aluno tenha um acompanhamento constante, que
tenha liberdade na utilização das ferramentas de comunicação, horário flexível,
comunicação mediada pelo ambiente virtual. Continuar motivando o aluno e
incentivá-lo a conquistar novas referências de trabalho, o conduzirá a uma
aprendizagem independente. Desta maneira, o professor
tutor pode sugerir alterações na forma como o aluno desenvolve os estudos,
criando situações diferenciadas de aprendizagem de acordo com as necessidades
individuais.
Ao desenvolver grupos de trabalhos, está diretamente
envolvido com a formação de comunidade,
fazendo parte da construção de um diálogo permanente, ora com quem ensina e ora
com quem aprende, criando uma relação ao uso das tecnologias e construindo
novas abordagens a respeito de aprendizagem no ensino a distância.
Compreende-se que novas comunidades
online surgem, à medida que os alunos forem instigados a conhecer a
concepção e efetivação de uma aprendizagem significativa. Torna-se importante
também reconhecer que as comunidades virtuais possuem elementos que unem os
estudantes em seus objetivos comuns, trazendo novos valores e colocando a
aprendizagem significativa em jogo.
Portanto, professor é quem motiva, traz o aluno à
reflexão e cria oportunidades no ambiente online de aprendizagem que ajuda na
auto-organização, tarefa fundamental no processo de ensino-aprendizagem. O
aluno espera por estas orientações e cabe ao professor ajudá-lo a conquistar
novas informações. Em outras palavras, o professor ajuda ao aluno a ser um
pesquisador, diminuindo as limitações de um curso online, onde o face a face
não acontece.
Compreende-se a importância do tutor observar todas
as variáveis dos atos de ensinar e aprender da educação. Para isso, é
solicitado aos professores que promovam a otimização da utilização de recursos
didáticos que enfatizem um modo de aprender crítico e criativo. Cabe, neste
sentido, aos professores, manter a atenção e disposição em assumir novos
desafios do seu fazer pedagógico.
Referência:
Coelho,Cláudio Ulysses Ferreira, Haguenauer, Cristina,As
Tecnologia da Informação e da Comunicação e sua influência na mudança do perfil
e da postura do professor- colabora- revista digital da CVA-Ricesu- ISSN
1519-8529.