terça-feira, 8 de março de 2011

" Antes que o mundo acabe"-livro de Marcelo Carneiro da Cunha




Baseado no livro de Marcelo Carneiro da Cunha, Daniel (Pedro Tergolina) é um adolescente de classe média, de 15 anos, que vive em uma pequena cidade, junto com a irmã Maria Clara (Caroline Guedes), a mãe Elaine (Janaína Kremer) e seu marido Antônio (Murilo Grossi). Ele namora Mim (Bianca Menti), porém o relacionamento entre eles jamais o deixa seguro. O motivo é que Mim é uma garota autônoma, que tem uma banda própria e está em dúvida se deseja ser namorada de alguém. Os dois e Lucas (Eduardo Cardoso), o melhor amigo de Daniel, estudam no Colégio Santa Bárbara. Lá Lucas é acusado de ter cometido um roubo, o que faz com que Daniel e Mim briguem. FONTE: http://www.adorocinema.com/filmes/antes-que-o-mundo-acabe/

Categoria:
Educação

Palavras-chave:
Antes que o mundo acabeMarcelo Carneiro da CunhaAna Luiza Azevedo

Fonte: Youtube

"O que é viver bem?! " Cora Coralina



O que é viver bem?!



Um repórter perguntou à Cora Coralina o que é viver bem?



Ela disse-lhe: “Eu não tenho medo dos anos e não penso em velhice. E digo prá você, não pense.



Nunca diga estou envelhecendo, estou ficando velha. Eu não digo. Eu não digo estou velha, e não digo que estou ouvindo pouco. É claro que quando preciso de ajuda, eu digo que preciso.



Procuro sempre ler e estar atualizada com os fatos e isso me ajuda a vencer as dificuldades da vida. O melhor roteiro é ler e praticar o que lê.



O bom é produzir sempre e não dormir de dia.



Também não diga prá você que está ficando esquecida, porque assim você fica mais.



Nunca digo que estou doente, digo sempre: estou ótima.



Eu não digo nunca que estou cansada. Nada de palavra negativa. Quanto mais você diz estar ficando cansada e esquecida, mais esquecida fica. Você vai se convencendo daquilo e convence os outros. Então silêncio!



Sei que tenho muitos anos. Sei que venho do século passado, e que trago comigo todas as idades, mas não sei se sou velha não. Você acha que eu sou?



Posso dizer que eu sou a terra e nada mais quero ser. Filha dessa abençoada terra de Goiás.



Convoco os velhos como eu, ou mais velhos que eu, para exercerem seus direitos. Sei que alguém vai ter que me enterrar, mas eu não vou fazer isso comigo.



Tenho consciência de ser autêntica e procuro superar todos os dias minha própria personalidade, despedaçando dentro de mim tudo que é velho e morto, pois lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes. O importante é semear, produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade.



Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor.

Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende.”



"Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir."


Fonte: Texto Cora Coralina ( recebido por e.mail)
Grata, Valéria




segunda-feira, 7 de março de 2011

" Pedagogia de Projetos"- Paty Fonte

 Paty Fonte, educadora especialista em pedagogia de projetos, escritora, autora do livro “Projetos Pedagógicos Dinâmicos: a paixão de educar e o desafio de inovar”, publicado pela editora Wak, autora e tutora de cursos presenciais e on-line de educação continuada a docentes, coach, palestrante. Além disso ela é idealizadora e diretora dos sites Projetos Pedagógicos Dinâmicos e Cursos Projetos Pedagógicos Dinâmicos. Confira a seguir como foi a conversa.



Por que é importante para o professor realizar projetos em sala de aula?


Vivemos um momento de rápidas transformações nas formas de ser, viver, relacionar-se. Principalmente pelo grande avanço das tecnologias e dos os meios de comunicação. É praticamente impossível planejar e definir com antecedência o que deve ser aprendido. O ensino tradicional, aquilo que Paulo Freire chamava de “educação bancária” não condiz com a sociedade atual globalizada e multimídia.

Através da pedagogia de projetos é possível: Atualizar fontes de informações e desenvolver novos talentos/competências em todas as áreas, impedindo que as defasagens aumentem; Desenvolver atitudes e valores para a convivência com autonomia e cooperação; Desenvolver novas habilidades para uma mesma profissão cujas atividades variam e se transformam rapidamente; Desenvolver competências que permitam também mudanças de uma profissão para outras emergentes, no curso da vida.

A função do projeto é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação ao tratamento da informação, e a relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos nossos alunos a construção de seus conhecimentos.

Ao realizar projetos o professor muda de postura passando a ser também aprendiz. Todos os membros da comunidade escolar são responsáveis pelo bom desenvolvimento do projeto, assim o aluno sente-se motivado e valorizado.


Você acredita em um ensino sem a realização de projetos?

Eu acredito em um ensino que seja prazeroso, dinâmico e significativo, vinculado a vida real. O que só acontece quando o professor o realiza com paixão e compromisso de buscar novas estratégias, de pesquisar, de se colocar no lugar do aluno e não como detentor do saber absoluto. Essa é uma proposta da pedagogia de projetos, mas possível de ser realizada através de outras metodologias e/ou filosofias semelhantes, como: Vivencionismo, Pedagogia do Parangolé – proposta pelo Prof. Marco Silva, entre outras que unem Freinet, Piaget ou até mesmo os sete saberes de Edgar Morin.


Quais os resultados que você mais vê na Aprendizagem Baseada em Projetos e como o professor pode começar a aprender sobre o assunto?


Trabalho há mais de 15 anos elaborando projetos pedagógicos e/ou didáticos, tendo resultados que vão além das expectativas. Sou especializada no assunto, porém, sempre me surpreendo e me emociono trabalhando com projetos.

O trabalho com projetos não se trata de uma técnica atraente para transmitir aos alunos o conteúdo das matérias. Significa repensar a escola, seus tempos, seu espaço, sua forma de lidar com conteúdos das áreas e com o mundo da informação; significa pensar na aprendizagem como um processo global e complexo; significa romper com um modelo fragmentado de educação e recriar a escola, transformando-a em espaço significativo de aprendizagem para todos que dela fazem parte, sem perder de vista a realidade cultural especifica de seus alunos e professores.

Os resultados são alunos entusiasmados, freqüentando a escola com prazer, buscando conhecimentos também fora da escola, integrando as famílias e mobilizando a comunidade. Isso faz com que a escola se torne um ambiente agradável e acolhedor.

Para aprender sobre o assunto basta dedicar-se a leituras e pesquisas. Existem sites, livros, revistas e cursos livres. Muito material bom disponível gratuitamente ou por valores módicos. Em seguida, não ter medo de errar. Colocar um projeto em prática exige coragem e ousadia. É um trabalho profundo, imprevisível, que exige determinação, compromisso, pesquisa. Nem sempre os resultados são imediatos, não é fácil, mas possível e extremamente gratificante.


Seu livro chama-se “Projetos Pedagógicos Dinâmicos” conte um pouco mais sobre este conceito e todos os educadores podem trazê-lo para a sala de aula ou vale apenas em determinados contextos?


O livro tem o mesmo nome do meu site – existente desde 2001. Tanto site quanto o livro surgiram na luta contra a simples transmissão de conhecimentos prontos e acabados, apresentando novas estratégias, sugestões de atividades originais, reflexões pertinentes, soluções criativas e práticas bem sucedidas. Meu objetivo é que o livro seja um apoio constante aos docentes em serviço. Sem dúvida todos os professores podem dinamizar suas aulas e realizar projetos de trabalho, todavia, para tal é fundamental o apoio da direção e coordenação da escola e a união do corpo docente.


Fonte:Instituto Crescer

domingo, 6 de março de 2011

O Super Bowl

O Super Bowl (principal momento do campeonato esportivo americano) tem os melhores comerciais do ano nos EUA.


A Motorola fez mais uma provocação à Apple. No comercial todo mundo esta de branco usando os fones de ouvido da Apple. Um rapaz diferente tem o tablet Motorola XOOM e conquista uma colega de trabalho que está paquerando com uma animação feita no tablet e enviada para o email dela.





Veja que beleza de criatividade!
Bom domingo!
Natalícia

Fonte:Youtube.com.br