quarta-feira, 18 de maio de 2011
domingo, 15 de maio de 2011
Google Docs como “objeto de aprendizagem” na educação.
O que são objetos de aprendizagem?
- Segundo site "Conexao Professor" são recursos digitais que possam ser reutilizados para dar suporte ao aprendizado, auxiliando tanto a modalidade à distância como a presencial.
- O site "Dicas-l" apresenta uma complementação de conceitos, considerando que o Objeto de Aprendizagem é definido como uma entidade, digital ou não-digital, que pode ser usada, re-usada ou referenciada durante o ensino com suporte tecnológico. Exemplos de ensino com suporte tecnológico incluem sistemas de treinamento baseados no computador, ambientes de aprendizagem interativa, sistemas instrucionais auxiliados por computador, sistemas de ensino a distância e ambientes de aprendizagem colaborativa. Exemplos de Objetos de Aprendizagem incluem conteúdo multimídia, conteúdos instrucionais, objetivos de ensino, software instrucional e software em geral e pessoas, organizações ou eventos referenciados durante um ensino com suporte tecnológico.
- O portal "Marista" descreve uma situação de utilização de objeto de aprendizagem na prática de atividades educacionais. A ferramenta utilizada, nesse caso, é o Google Docs. Abaixo, as considerações a respeito da referida ferramenta:
“Google Docs é um conjunto de softwares livres baseados na Web, que contém processadores de texto, apresentações e um programa de planilhas.
Ao contrário do software de desktop, o Google Docs permite às pessoas criar documentos online, apresentações e planilhas que qualquer um no grupo pode atualizar a partir de seu computador próprio, até mesmo, ao mesmo tempo.
Ao invés de idas e vindas de e-mails com os seus arquivos e a confusão e trabalho adicional envolvidos no gerenciamento de diferentes versões do trabalho, os envolvidos podem se utilizar da colaboração para editar o documento online de qualquer lugar - tudo que você precisa é um navegador web.
E, uma vez que seus documentos são armazenados de forma segura em servidores do Google, você não precisa se preocupar com a perda de dados a partir de uma falha de disco rígido ou de vírus desagradáveis.”
- Veja abaixo as sugestões de utilização do Google Docs em sala de aula:
Mas, como utilizar o Google Docs em sala de aula?
Eis algumas formas engenhosas que os professores têm usado o Google Docs na sala de aula (conteúdo do Portal Marista):
• Promover a colaboração em grupo e criatividade por ter o seu grupo de estudantes registrando seus projetos em conjunto em um documento único.
• Mantenha o controle de notas, frequência, ou quaisquer outros dados que você ache que precise usar com flexibilidade.
• Facilitar a escrita e desenho como um processo, incentivando os alunos a escrever em um documento compartilhado com você. Você pode verificar-se a produção do aluno a qualquer momento, fornecer informações e comentários e ajudá-lo a entender melhor os seus pontos fortes.
• Criar quizzes e testes utilizando formulários, os alunos respondem os seus testes e você ainda os recebe de maneira bem ordenada numa planilha.
• Encoraje habilidades de apresentação colaborativa;
• Colaborar em um documento com seus colegas professores;
• Manter a atualização e compartilhar planos de aula ao longo do tempo em um único documento.
Referências:
- site “Conexão Professor” (http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br)
- site Dicas-l (http://www.dicas-l.com.br)
- portal Marista (http://marista.edu.br/labin/2010/12/03/google-docs-e-educadores/)
Imagens:
- Portal Google / Google Docs
Fonte:http://coordenacao2011.blogspot.com/2011/05/google-docs-como-objeto-de-aprendizagem.html
"Cartilha de Segurança para Internet”- Blog: Bit e Byte
Olá Amigos e Amigas!
Estive ausente devido uma forte gripe. Espero me recuperar o mais breve possível e trazer boas notícias.
Hoje vi essa cartilha. Achei o assunto de extrema relevância, além do próprio site ser interessante.
Conheçam!
http://cartilha.cert.br/download/cartilha-seguranca-internet.pdf
Desenvolvida pelo próprio Comitê Gestor da Internet, o CGI.br, é uma entidade governamental brasileira desde de maio de 1995, e que a comunidade dos internautas respeita.
Nesta sua terceira edição, num formato tipo e-Book (em PDF), a CARTILHA está dividida em 8 partes bastante importantes e que todos que navegam pela Internet devem estar bem conscientes:
Parte I: Conceitos de Segurança
Parte II: Riscos Envolvidos no Uso da Internet e Métodos de Prevenção
Parte III: Privacidade
Parte IV: Fraudes na Internet
Parte V: Redes de Banda Larga e Redes Sem Fio (Wireless)
Parte VI: Spam
Parte VII: Incidentes de Segurança e Uso Abusivo da Rede
Parte VIII: Códigos Maliciosos (Malware)
(dentre outros assuntos...)
Blog: Bit+e+Byte%29
Um abraço
Natalícia
Estive ausente devido uma forte gripe. Espero me recuperar o mais breve possível e trazer boas notícias.
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Desenvolvida pelo próprio Comitê Gestor da Internet, o CGI.br, é uma entidade governamental brasileira desde de maio de 1995, e que a comunidade dos internautas respeita.
Nesta sua terceira edição, num formato tipo e-Book (em PDF), a CARTILHA está dividida em 8 partes bastante importantes e que todos que navegam pela Internet devem estar bem conscientes:
Parte I: Conceitos de Segurança
Parte II: Riscos Envolvidos no Uso da Internet e Métodos de Prevenção
Parte III: Privacidade
Parte IV: Fraudes na Internet
Parte V: Redes de Banda Larga e Redes Sem Fio (Wireless)
Parte VI: Spam
Parte VII: Incidentes de Segurança e Uso Abusivo da Rede
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