sábado, 29 de janeiro de 2011

Como escolher um curso EAD/ By Vinícius Domênicos Melandes

Segue uma lista de ponderações a serem feitas para aqueles que pretendem iniciar um curso a distância. Talvez seja difícil que uma única instituição esteja ajustada a todos os requisitos, mas tente escolher aquela que atenda o maior número possível da melhor maneira.


Salvo o primeiro e fundamental tópico, os demais não estão relacionados por ordem de importância. Cabe a você avaliar, pois todos são muito importantes.



•Instituição: pesquise sobre a instituição que está ofertando o curso:

◦Já está estabelecida no mercado, possui boas instalações e bons cursos?

◦É bem avaliada e possui credenciamento do MEC para ofertar curso à distância?

•Modalidade semipresencial: é interessante ter ao menos um encontro presencial por semana. Onde se possa ter contato pelo menos com um tutor presencial e o professor por vídeo conferência.

•Interação: veja se há a possibilidade de interagir com o professor durante a transmissão da vídeo conferência. Observe também como é a interação com o professor e tutor após a mesma (e-mail, chat, fórum). Veja qual delas seria a mais interessante para você.

•Formação: avalie a formação de todos os professores e tutores das disciplinas que irá cursar. Dos professores espera-se pelo menos mestrado; e os tutores que tenham ao menos especialização ou atuem a um bom tempo na área.

•Material didático: procure avaliar se o material didático fornecido é de qualidade. Verifique se é livro ou apostila. Analise a capa, a diagramação, o uso de recursos visuais (tabelas, gráficos, figuras e fotos), o papel e etc.

•Avaliação: verifique a metodologia de ensino e os critérios de avaliação das disciplinas.

•Portal web: avalie o site da instituição, sua organização e profissionalismo. E no portal do aluno, quanto mais recursos utilizados melhor:

◦Fórum para debates;

◦Chats para esclarecimento de dúvidas;

◦Web aulas com vídeos, áudio, figuras e tabelas para melhorar o entendimento;

◦Power point da apresentação utilizadas pelos professores;

◦Web atividades para o aluno avaliar seu aprendizado antes da prova.

•Disponibilidade: verifique se as vídeo conferências ficam disponíveis no portal para serem revistas e se os livros também estão disponíveis para leitura por meio de computadores e e-readers.

•Polo: analise as condições e estrutura do polo. Laboratório, biblioteca, sala de vídeo conferência, atendimento e etc.

•Alunos: verifique junto aos polos a quantidade média de alunos matriculados nos atuais cursos, e se possível veja quantos alunos já estão matriculados no curso que queira fazer. É importante para que você não faça um curso com um número muito pequeno de alunos, se não sua interação e networking ficarão comprometidos. Tente conversar com algum aluno que já está realizando o curso e peça sua opinião sobre os tópicos citados aqui. Lembre-se que o EAD é direcionado para alunos de faixa etária a partir dos 24 anos e com um perfil diferenciado. Talvez algum jovem não preparado a estudar em EAD irá fazer críticas negativas da modalidade. Neste caso desconsidere-as.

•Valor: confira o valor e as condições de pagamento das mensalidades. Os valores chegam quase à metade de um curso presencial, então fique atendo.
 
 
Fonte: By Vinícius Domênicos Melandes


http://www.linkedin.com/groupItem?view=&srchtype=discussedNews&gid=1877275&item=37738159&type=member&trk=EML_anet_ac_pst_ttle