quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Criatividade, Pesquisa e Inovação: o caminho surpreendente da descoberta.



Tema ou Assunto: Criatividade, Pesquisa e Inovação: o caminho surpreendente da descoberta.

1. Introdução:
No mundo contemporâneo não é nada fácil sermos criativos e inovadores. Mesmo com toda informação que possuímos, ser criativo é como achar uma agulha em um palheiro.
Isso se deve ao fato da escola não possuir uma cultura onde a criatividade seja o foco do processo ensino aprendizagem. No máximo vemos uma ou duas disciplinas que valorizam a criatividade. Na verdade elas se destacam exatamente por terem assumido esse compromisso para si. E ser criativo é estar livre de regras, de normas e condições de como se deve “comportar” diante do ensino- aprendizagem.
Na educação à distância o design instrucional possui um papel primordial, que valoriza a forma, o conteúdo e a expressão dos sentimentos e potencializa o olhar do outro, valorizando o projeto em construção. Nessa concepção o trabalho é construído, tendo-se a noção que o mesmo a qualquer momento pode ser revisitado e reconstruído.
 
 
2. Desenvolvimento:
Quando se é criança somos pura curiosidade. Valorizamos a descoberta, a intuição e a paixão em aprender, principalmente por meio das brincadeiras.
 
Infelizmente a escola não soube gerenciar o prazer de se aprender por meio de atividades lúdicas e assim sendo, nos fez acreditar que a única forma de aprender era a massificação dos conteúdos, a transmissão sem reflexão e a memorização de fatos totalmente descontextualizados. Assim, a escola foi se tornando um lugar comum onde a criatividade foi se tornando material raro.
 
Com o avanço da tecnologia, vieram os diferentes aparelhos eletrônicos, os diferentes objetos, de diferentes formas, cores e tamanhos, que os designers criaram para tornar a vida mais fácil. Um enorme ganho para uma sociedade onde o tempo é algo precioso. Porém, o crescimento tecnológico avançou nas diferentes  áreas, principalmente na área tecnológica, desafiando os conceitos existentes e criando novos paradigmas. Estes foram tão revolucionários que ainda estudamos os conceitos existentes em sua criação, na tentativa de melhorar o produto, sempre com a intenção de inovar, criar algo que possa superar o que já existe.
Isso para mim é saber lidar com o conceito de “efemeridade”. É saber lidar com a “transitoriedade” que o objeto trás em si e o seu tempo de vida útil e para se criar algo novo é necessário se sair da “conformidade”, da submissão, do lugar comum para ir em busca da transgressão, lugar onde se feri normas e valores instituídos de uma “cultura vigente”.
 
A questão é que para se criar, devemos estar desprovidos de preconceitos e estarmos imbuídos de valores mais nobres como a liberdade.
 
A liberdade nos resgata da sombra e nos trás a luz. A luz necessária para se inovar, a correr risco e saber dizer o que quer...
 
Educar é ser movido pela curiosidade de ver algo novo, sempre que o velho lhe parecer fora de foco. O design é o ator que privilegia o cenário, onde todos os participantes do processo ensino aprendizagem atuem. Ele direciona o fazer, conduzindo-os a novas oportunidades, sempre na tentativa de fazer a melhor escolha para aquela finalidade.
Os cursos de EAD por exemplo, valoriza as atividades colaborativas, feitas por muitas mãos, onde o resultado não é de uma única pessoa e sim de todos que participaram dela. Com essa visão, o crescimento deixa de ser só vertical e passa a ser também horizontal.
 
O Design Didático usado na EAD traz muitos benefícios aos participantes, a utilização das TICs,como o computador, mais precisamente a Internet, proporciona interação e interatividade, segundo Vygotsky, a "interação entre os aprendizes e os mediadores e  entre os próprios aprendizes adquire especial relevância", e esse intercâmbio que ocorre através dos fóruns tem uma importância ímpar na EAD. Contamos ainda com os hiperlinks que nos levam de um texto a outro para aprofundarmos os conhecimentos acerca do tema estudado.
 
Possibilitar aprendizado de maneira envolvente e eficiente me parece ser o grande desafio do design didático. Não dissociado de uma orientação que o sustente, o design didático dá forma a algumas ideias, permitindo que o aluno experimente algumas sensações que o mobilizem para aprender. Neste sentido, que a questão da funcionalidade me parece importante. É preciso conceber nossos materiais didáticos como recursos que atendam necessidades e potencializem ações.
 
 Tanto a arquitetura quanto o design, fundam pilares para sustentar um conceito, uma ideia. Definir soluções de aprendizagem através de atividades, imagens, seleção de vídeo, metáfora, diagramação, tamanho das sessões de uma aula, por exemplo, são soluções aliadas a uma proposta de design didático.
 
Sabemos da importância do planejamento nos cursos de EAD. Mas, também sabemos que a comunicação é fundamental para que os diferentes "atores" desse processo atuem de forma colaborativa.
Em EAD, estes ficam subordinados a uma equipe de educadores, com diferentes atribuições e responsabilidades, na construção de textos, definições de imagens, propostas de atividade e diferentes propostas didáticas e jogos pedagógicos, num primeiro momento para abastecerem os designers na estruturação e modelagens do curso antes da divulgação do mesmo.
Assim, observamos que o design possui o papel de agregar esforços em prol da construção de materiais diversificados que atenda um grande número de pessoas.
Imagens interativas estão direcionadas para atender aos usuários. A aparência visual do material favorece a sensação de credibilidade e de legibilidade. Assim, não se perde sua identidade visual e nem seu design didático.
 
“A noção de professor reflexivo baseia-se na consciência da capacidade de pensamento e reflexão que caracteriza o ser humano como criativo e não como mero reprodutor de idéias e práticas que lhe são exteriores. É central, nesta concepção, a noção do profissional como uma pessoa que, em situações profissionais, tantas vezes incertas e imprevisíveis, atua de forma inteligente e flexível, situada e criativa.” (ALARCÃO, 2004 p. 41).
 
Desta forma a criação de condições para que a inovação aconteça, possibilitará em clima tranqüilo e bem organizado, a oportunidade de surgimento de novas ações e políticas organizacionais, sendo as mesmas desenvolvidas por todos os colaboradores. A possibilidade de mudança no mundo contemporâneo deve viabilizar novas ferramentas de trabalho, para que o mesmo seja criativo e singular.
 
 
 
5. Referências:
Costa, Rosa Maria E. M. da, Vânia Marins- Aula 1- Design Didático.
Maldonato, Mauro, Silvia Dell  Orco- Criatividade, Pesquisa e Inovação: O Caminho Surpreendente da Descoberta.
 

Nenhum comentário: