domingo, 15 de maio de 2011

Google Docs como “objeto de aprendizagem” na educação.



O que são objetos de aprendizagem?



- Segundo site "Conexao Professor" são recursos digitais que possam ser reutilizados para dar suporte ao aprendizado, auxiliando tanto a modalidade à distância como a presencial.



- O site "Dicas-l" apresenta uma complementação de conceitos, considerando que o Objeto de Aprendizagem é definido como uma entidade, digital ou não-digital, que pode ser usada, re-usada ou referenciada durante o ensino com suporte tecnológico. Exemplos de ensino com suporte tecnológico incluem sistemas de treinamento baseados no computador, ambientes de aprendizagem interativa, sistemas instrucionais auxiliados por computador, sistemas de ensino a distância e ambientes de aprendizagem colaborativa. Exemplos de Objetos de Aprendizagem incluem conteúdo multimídia, conteúdos instrucionais, objetivos de ensino, software instrucional e software em geral e pessoas, organizações ou eventos referenciados durante um ensino com suporte tecnológico.





- O portal "Marista" descreve uma situação de utilização de objeto de aprendizagem na prática de atividades educacionais. A ferramenta utilizada, nesse caso, é o Google Docs. Abaixo, as considerações a respeito da referida ferramenta:



“Google Docs é um conjunto de softwares livres baseados na Web, que contém processadores de texto, apresentações e um programa de planilhas.



Ao contrário do software de desktop, o Google Docs permite às pessoas criar documentos online, apresentações e planilhas que qualquer um no grupo pode atualizar a partir de seu computador próprio, até mesmo, ao mesmo tempo.





Ao invés de idas e vindas de e-mails com os seus arquivos e a confusão e trabalho adicional envolvidos no gerenciamento de diferentes versões do trabalho, os envolvidos podem se utilizar da colaboração para editar o documento online de qualquer lugar - tudo que você precisa é um navegador web.



E, uma vez que seus documentos são armazenados de forma segura em servidores do Google, você não precisa se preocupar com a perda de dados a partir de uma falha de disco rígido ou de vírus desagradáveis.”



- Veja abaixo as sugestões de utilização do Google Docs em sala de aula:





Mas, como utilizar o Google Docs em sala de aula?



Eis algumas formas engenhosas que os professores têm usado o Google Docs na sala de aula (conteúdo do Portal Marista):


• Promover a colaboração em grupo e criatividade por ter o seu grupo de estudantes registrando seus projetos em conjunto em um documento único.

• Mantenha o controle de notas, frequência, ou quaisquer outros dados que você ache que precise usar com flexibilidade.

• Facilitar a escrita e desenho como um processo, incentivando os alunos a escrever em um documento compartilhado com você. Você pode verificar-se a produção do aluno a qualquer momento, fornecer informações e comentários e ajudá-lo a entender melhor os seus pontos fortes.

• Criar quizzes e testes utilizando formulários, os alunos respondem os seus testes e você ainda os recebe de maneira bem ordenada numa planilha.

• Encoraje habilidades de apresentação colaborativa;

• Colaborar em um documento com seus colegas professores;

• Manter a atualização e compartilhar planos de aula ao longo do tempo em um único documento.



Referências:

- site “Conexão Professor” (http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br)

- site Dicas-l (http://www.dicas-l.com.br)

- portal Marista (http://marista.edu.br/labin/2010/12/03/google-docs-e-educadores/)

Imagens:

- Portal Google / Google Docs


Fonte:http://coordenacao2011.blogspot.com/2011/05/google-docs-como-objeto-de-aprendizagem.html


Um comentário:

LicenciaturaemInformática Ifap disse...

Olá, gostaria de saber se você tem experiência com alunos portadores de Síndrome de Asperger?