domingo, 21 de outubro de 2012

Bolgs na Educação


  

O Blog é uma ferramenta interativa, com enorme potencial educativo, que viabiliza os pilares do diálogo e da autonomia, sustentando as boas práticas pedagógicas de EAD.

 

Aula 1: Blogs na Educação

Natalícia Alfradique Pinto de Azevedo

 

O Blog é uma ferramenta que nos auxilia na construção de um saber coletivo. Com ele formulamos hipóteses de trabalho, discutimos ideias e opiniões sobre muitos assuntos.

A facilidade de criação e publicação, a possibilidade de construção coletiva de textos e o potencial de interação, tornam os “Blogs” uma ferramenta pedagógica de destaque para a educação.

 

Objetivos a serem atingidos:

·         Reconhecer a importância do Blog como ferramenta que possibilita a criação e publicação coletiva de textos (materiais didáticos), incentiva a construção de rede e trabalho em equipe e sua importância como estratégia de ensino aprendizagem.

·         Reconhecer a importância da aprendizagem colaborativa como uma técnica do processo ensino aprendizagem, formalizando a construção interativa de Blog.

·         Utilizar o blog como meio na construção de um saber colaborativo e compartilhado.

·         Conhecer o conceito de ambientes de aprendizagem online e suas características.

·         Conceituar os aplicativos da Web 2.0 mais utilizados para a utilização de edição colaborativa.

·         Publicar conteúdos e imagens dos projetos desenvolvidos em sala de aula, utilizando a interface de um ambiente online.

 

1-  Conversando sobre Blog:

Em alguns conceitos de blogs tem-se que: “os blogs é concebido como um espaço em que o escrevente pode expressar o que quiser na atividade da (sua) escrita, como escolhas de imagens e de sons que compõe o todo do texto vinculado pela internet.”

Sabemos da importância de um blog e o que podemos fazer com ele:

·         publicar material didático,

·         socializar as produções de alunos,

·         trabalhar de forma colaborativa entre alunos/professores, alunos/alunos,

·         Interagir com outros grupos,

·         realizar provas/exercícios,

·         estimular a participação utilizando diferentes linguagens,

·         aproximar-nos das publicações multimídias,

·         funcionar como espaço de experimentação na investigação das nossas práticas,

·         guiar, coordenar e moderar de forma virtual os trabalhos apresentados na turma,

·         incentivar a construção de redes e

·         propiciar a aprendizagem colaborativa por meio de estratégias de criação em equipes.

 

Os blogs dão um espaço fundamental para a escrita, possibilitando que a linguagem flua, de forma que o processo da escrita possa ser à todo momento reelaborado, reescrito, articulando ideias, formulando questões e respostas, buscando a sistematização da ordem mental para uma forma compreensível de um texto.

O blog traduz-se de uma maneira geral, como “diário virtual”. Ou seja, os blogs são espaços de publicação na internet. É usado como uma alternativa popular para publicação de textos on-line facilitado por software que dispensa conhecimento especializado em computação (linguagem html).

Quase sempre se tem acesso apenas ao resultado final, ignorando-se totalmente o processo precedente de produção do blog. Aqui abordaremos a importância da concepção de blogs educativos, tendo como finalidade a sua importância no espaço educacional, assim como identificar a importância do blog como ferramenta de trabalho, onde a multiplicidade de saber se relaciona e contextualiza as informações. Este tem como prioridade relacionar as etapas de produção de um blog, que em um primeiro momento temos a concepção e criação, em um segundo momento a realização e criação. Veremos em último momento a avaliação do produto final.    

Assim, a produção de um blog voltado para o contexto da educação pode implicar em um uso crítico e criativo na medida em que se observam diversos aspectos como: a construção de espaços de autoria, pois os alunos (usuários produtores) se tornam autores e organizadores do seu próprio espaço; um espaço de expressão pessoal; o desenvolvimento de processos interativos de colaboração e cooperação possibilita a formação de grupos ou comunidades de interesses comuns e de trocas culturais; o uso da tecnologia para outros espaços de aprendizagem; a possibilidade de alcançar o letramento digital, por meio da apropriação das ferramentas tecnológicas.

Considerando que ensinar através da solução de problemas, seja uma fonte de saber, nesse contexto é fundamental admitir a estratégia que ao se utilizar o Blog, este desafia o aluno a pensar e a criar soluções para o seu problema.

Com as inúmeras ferramentas que despontam ultimamente na Web 2.0, percebe-se que novos desafios se abrem para que os professores conheçam e apliquem essas ferramentas de forma a extrair o melhor delas.

 

1.   2- Aprendizagem Colaborativa:

A aprendizagem colaborativa destaca a participação ativa e a interação, tanto dos alunos quanto dos professores, onde o conhecimento é construído através da interação social.

Portanto, a cooperação envolve vários processos- comunicação, negociação, coordenação, co-realização e compartilhamento. O papel da comunicação é fundamental, uma vez que acontecerá na maior parte do tempo por meios eletrônicos, o que não impede, no entanto, que ocorra encontro presencial.

Para Nonaka e Takeuchi (1997) a criação de novos conhecimentos depende da interação contínua entre as pessoas. Esse processo é desenvolvido pela troca social entre os conhecimentos tácito e explícito de cada indivíduop e entre indivíduos ( a nível intra e inter organizacional) denominado “ conversão do conhecimento”.

 

   1.3- Ambientes online e a Web 2.0

Os ambientes virtuais de aprendizagem caracterizam-se por um espaço fecundo na Internet que possibilita a construção de novos saberes.

1)   Ambiente Instrucionais

2)   Ambiente Interativo

3)   Ambiente Cooperativo

Nesta visão, a interatividade e a colaboração representam um grande trunfo no processo de ensino e aprendizagem possibilitando que todos os envolvidos no processo troquem ideias e experiências coletivamente.

A cerca dessa nova abordagem, podem-se apontar os ambientes virtuais de aprendizagem como espaços interativos dotados de ferramentas que os tornam com as seguintes características:

a)   Igualitários e centrados no usuário (aluno, professor e tutor);

b)   Ricos em recursos textuais e multimídias (animações);

c)   Fazem uso da comunicação multi-sentiva;

d)   Representam uma matriz de diálogos e não uma coleção de monólogos;

e)   Permitem a extinção do receptor passivo;

f)    Possibilitam o consumo e criação de conteúdo dinâmico com a participação de todos os envolvidos.

1.4- As ferramentas da WEB 2.0 mais utilizadas no contexto educativo:

a) Blog: trata-se de uma ferramenta que surgiu antes da Web 2.0, no entanto, segundo Voigt (2007), com os novos serviços de criação e hospedagem, aliados à possibilidade de receber conteúdos, os blogs tornaram-se populares na Web.[...]

b) Wiki: representa um espaço rico e dinâmico que favorece o potencial colaborativo tornando-se uma ferramenta para gerenciar conteúdos online e prover uma base de conhecimentos compartilhados. [...]

c) Podcast:trata-se de uma gravação de áudio personalizada para divulgar informações, opiniões, e/ou entrevistas. Para Voigt (2007), Podcasts podem ser utilizados para disponibilizar nos AVAs conteúdos das aulas, explicações teóricas sobre um determinado assunto e comentários ou mensagens que podem ser ouvidos a qualquer momento pelos alunos.

A utilização de estratégias e atividades propostas em um blog, valoriza a ação pedagógica, tornando-o um instrumento de aprendizagem colaborativa, onde a participação de todos os envolvidos assumem a sua autoria.

4- Referências:

Ribeiro,Antonio Carlos, Schons, Cláudio Henrique- A contribuição da Web 2.0 nos sistemas de educação online, UNIFACET- 4º Congresso Brasileiro de Sistemas.

Mantovani,Ana Margô, Blogs na Educação: Construindo Novos Espaços de Autoria na Prática Pedagógica.

Carvalho, Ana Beatriz,A Web 2.0, Educação a Distância e o Conceito de Aprendizagem Colaborativa na Formação de Professores.


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