O Blog é uma ferramenta
interativa, com enorme potencial educativo, que viabiliza os pilares do diálogo
e da autonomia, sustentando as boas práticas pedagógicas de EAD.
Aula 1: Blogs na Educação
Natalícia Alfradique Pinto de Azevedo
O Blog é uma ferramenta que nos auxilia na construção
de um saber coletivo. Com ele formulamos hipóteses de trabalho, discutimos
ideias e opiniões sobre muitos assuntos.
A facilidade de criação e publicação, a possibilidade
de construção coletiva de textos e o potencial de interação, tornam os “Blogs”
uma ferramenta pedagógica de destaque para a educação.
Objetivos
a serem atingidos:
·
Reconhecer a importância do Blog como
ferramenta que possibilita a criação e publicação coletiva de textos (materiais
didáticos), incentiva a construção de rede e trabalho em equipe e sua
importância como estratégia de ensino aprendizagem.
·
Reconhecer a importância da aprendizagem
colaborativa como uma técnica do processo ensino aprendizagem, formalizando a
construção interativa de Blog.
·
Utilizar o blog como meio na construção de
um saber colaborativo e compartilhado.
·
Conhecer o conceito de ambientes de
aprendizagem online e suas características.
·
Conceituar os aplicativos da Web 2.0 mais
utilizados para a utilização de edição colaborativa.
·
Publicar conteúdos e imagens dos projetos
desenvolvidos em sala de aula, utilizando a interface de um ambiente online.
1- Conversando sobre Blog:
Em
alguns conceitos de blogs tem-se que: “os blogs é concebido como um espaço em
que o escrevente pode expressar o que quiser na atividade da (sua) escrita,
como escolhas de imagens e de sons que compõe o todo do texto vinculado pela
internet.”
Sabemos da importância de um blog e o que podemos fazer
com ele:
·
publicar material didático,
·
socializar as produções de alunos,
·
trabalhar de forma colaborativa entre
alunos/professores, alunos/alunos,
·
Interagir com outros grupos,
·
realizar provas/exercícios,
·
estimular a participação utilizando
diferentes linguagens,
·
aproximar-nos das publicações multimídias,
·
funcionar como espaço de experimentação na
investigação das nossas práticas,
·
guiar, coordenar e moderar de forma virtual
os trabalhos apresentados na turma,
·
incentivar a construção de redes e
·
propiciar a aprendizagem colaborativa por
meio de estratégias de criação em equipes.
Os blogs dão um espaço fundamental para a escrita,
possibilitando que a linguagem flua, de forma que o processo da escrita possa
ser à todo momento reelaborado, reescrito, articulando ideias, formulando
questões e respostas, buscando a sistematização da ordem mental para uma forma
compreensível de um texto.
O
blog traduz-se de uma maneira geral, como “diário virtual”. Ou seja, os blogs
são espaços de publicação na internet. É usado como uma alternativa popular
para publicação de textos on-line facilitado por software que dispensa
conhecimento especializado em computação (linguagem html).
Quase sempre se tem acesso
apenas ao resultado final, ignorando-se totalmente o processo precedente de
produção do blog. Aqui abordaremos a importância da concepção de blogs educativos,
tendo como finalidade a sua importância no espaço educacional, assim como
identificar a importância do blog como ferramenta de trabalho, onde a
multiplicidade de saber se relaciona e contextualiza as informações. Este tem
como prioridade relacionar as etapas de produção de um blog, que em um primeiro
momento temos a concepção e criação, em um segundo momento a realização e
criação. Veremos em último momento a avaliação do produto final.
Assim,
a produção de um blog voltado para o contexto da educação pode implicar em um
uso crítico e criativo na medida em que se observam diversos aspectos como: a
construção de espaços de autoria, pois os alunos (usuários produtores) se
tornam autores e organizadores do seu próprio espaço; um espaço de expressão
pessoal; o desenvolvimento de processos interativos de colaboração e cooperação
possibilita a formação de grupos ou comunidades de interesses comuns e de
trocas culturais; o uso da tecnologia para outros espaços de aprendizagem; a
possibilidade de alcançar o letramento digital, por meio da apropriação das
ferramentas tecnológicas.
Considerando que ensinar
através da solução de problemas, seja uma fonte de saber, nesse contexto é
fundamental admitir a estratégia que ao se utilizar o Blog, este desafia o aluno
a pensar e a criar soluções para o seu problema.
Com as inúmeras ferramentas que despontam ultimamente
na Web 2.0, percebe-se que novos desafios se abrem para que os professores
conheçam e apliquem essas ferramentas de forma a extrair o melhor delas.
1. 2- Aprendizagem Colaborativa:
A aprendizagem
colaborativa destaca a participação ativa e a interação, tanto dos alunos
quanto dos professores, onde o conhecimento é construído através da interação
social.
Portanto, a cooperação
envolve vários processos- comunicação, negociação, coordenação, co-realização e
compartilhamento. O papel da comunicação é fundamental, uma vez que acontecerá
na maior parte do tempo por meios eletrônicos, o que não impede, no entanto,
que ocorra encontro presencial.
Para Nonaka e Takeuchi
(1997) a criação de novos conhecimentos depende da interação contínua entre as
pessoas. Esse processo é desenvolvido pela troca social entre os conhecimentos
tácito e explícito de cada indivíduop e entre indivíduos ( a nível intra e
inter organizacional) denominado “ conversão do conhecimento”.
1.3- Ambientes online e a Web 2.0
Os ambientes virtuais de
aprendizagem caracterizam-se por um espaço fecundo na Internet que possibilita
a construção de novos saberes.
1) Ambiente
Instrucionais
2) Ambiente
Interativo
3) Ambiente
Cooperativo
Nesta visão, a
interatividade e a colaboração representam um grande trunfo no processo de
ensino e aprendizagem possibilitando que todos os envolvidos no processo
troquem ideias e experiências coletivamente.
A cerca dessa nova abordagem,
podem-se apontar os ambientes virtuais de aprendizagem como espaços interativos
dotados de ferramentas que os tornam com as seguintes características:
a) Igualitários
e centrados no usuário (aluno, professor e tutor);
b) Ricos
em recursos textuais e multimídias (animações);
c)
Fazem uso da
comunicação multi-sentiva;
d)
Representam uma
matriz de diálogos e não uma coleção de monólogos;
e)
Permitem a
extinção do receptor passivo;
f)
Possibilitam o
consumo e criação de conteúdo dinâmico com a participação de todos os
envolvidos.
1.4- As ferramentas da WEB 2.0 mais utilizadas no
contexto educativo:
a)
Blog: trata-se de uma ferramenta que surgiu antes da Web 2.0, no entanto,
segundo Voigt (2007), com os novos serviços de criação e hospedagem, aliados à
possibilidade de receber conteúdos, os blogs tornaram-se populares na Web.[...]
b)
Wiki: representa um espaço rico e dinâmico que favorece o potencial
colaborativo tornando-se uma ferramenta para gerenciar conteúdos online e
prover uma base de conhecimentos compartilhados. [...]
c)
Podcast:trata-se de uma gravação de áudio personalizada para divulgar
informações, opiniões, e/ou entrevistas. Para Voigt (2007), Podcasts podem ser
utilizados para disponibilizar nos AVAs conteúdos das aulas, explicações
teóricas sobre um determinado assunto e comentários ou mensagens que podem ser
ouvidos a qualquer momento pelos alunos.
A utilização de estratégias
e atividades propostas em um blog, valoriza a ação pedagógica, tornando-o um
instrumento de aprendizagem colaborativa, onde a participação de todos os
envolvidos assumem a sua autoria.
4-
Referências:
Ribeiro,Antonio Carlos,
Schons, Cláudio Henrique- A contribuição da Web 2.0 nos sistemas de educação
online, UNIFACET- 4º Congresso Brasileiro de Sistemas.
Mantovani,Ana Margô, Blogs na Educação: Construindo
Novos Espaços de Autoria na Prática Pedagógica.
Carvalho, Ana Beatriz,A
Web 2.0, Educação a Distância e o Conceito de Aprendizagem Colaborativa na
Formação de Professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário