domingo, 25 de abril de 2010

Dicas para prevenir o stress- “ Burnout”

Independente da sua profissão, quem não teve em algum momento uma crise de nervos. Conforme a sua freqüência, isso seria um alerta para você começar a pensar em uma síndrome. Conheça e reconheça alguns sintomas e tratamento da síndrome de Burnout.


O Brasil está na lista dos países que em que grande número de pessoas desenvolve o stress ocupacional. Mas, com algumas mudanças de comportamento e estilo de vida, é possível controlá-lo.
Falar em stress no trabalho já se tornou lugar-comum. Pressões diárias, acúmulo de serviço, horários prolongados, convivência com pessoas muito diferentes e tomadas de decisões difíceis já fazem parte da rotina de milhões de trabalhadores no mundo todo. A novidade nesta área é saber que o Brasil é um dos campeões do nível mais alto de stress, o Burnout, com uma taxa de 30% dos brasileiros sofrendo deste mal, só perdendo para os japoneses, com 70%, segundo o Isma (International Stress Management Association), que realiza estudos sobre o assunto.
"É um padrão crônico de respostas emocionais negativas que resultam em redução da satisfação no trabalho, redução da produtividade, aumento do absenteísmo (manter-se alheio aos acontecimentos) e da rotatividade (mudança freqüente de emprego)", como define o doutor, professor e escritor James Campbell Quick. Para simplificar a síndrome de Burnout caracteriza-se principalmente por um estado de exaustão, de falta de energia e também pode ser definida como um estágio mais avançado e grave do stress. Os profissionais mais atingidos são aqueles que atuam no atendimento, cuidado e assistência a outras pessoas. Em primeiro lugar, encontram-se os que trabalham com segurança, em segundo os controladores de vôo, em terceiro os atendentes, em quarto os professores em quinto os jornalistas.

SINTOMAS E TRATAMENTOS
Sintomas:
Os principais sintomas do Burnout são dores musculares, ansiedade, angústia, insônia, agressividade, problemas gastrointestinais e queda da libido.
Tratamento: O mais adequado é buscar ajuda profissional de um psicólogo, assistente social ou psiquiatra e de um médico para tratar os sintomas físicos.
O ideal seria reduzir a carga de trabalho, contrabalançando com atividades de lazer, hobbies e práticas para aliviar as pressões. É fundamental lembrar que o stress, assim como o Burnout, pode matar e de fato mata atualmente. Mas tudo pode ser evitado através da tomada de consciência dos indivíduos e das empresas, visando uma relação mais humana e mais saudável.

DICAS PARA PREVENIR E GERENCIAR O STRESS OCUPACIONAL
Buscar mais informações sobre o que é o stress e como se manifesta (leitura em jornais, livros, Internet, etc)
Buscar o auto-conhecimento: identificar seus próprios limites físicos, mentais, psicológicos.
Fazer breves pausas durante a jornada de trabalho para quebrar o ritmo e a rotina, aproveitando para relaxar, caminhar, respirar fundo, alongar os músculos, olhar pela janela, ler uma mensagem positiva e estimulante, ir até a rua e respirar, dar boas risadas, lembrar de acontecimentos felizes ou das pessoas que ama, sair para tomar um copo d'água, conversar com alguém que seja positivo, etc
Praticar uma atividade física dentro ou fora do ambiente de trabalho
Preferir subir escadas e passar pela rua para tomar ar e ver a natureza sempre que possível.
Praticar a meditação em casa e no ambiente de trabalho. É simples, barato e seus efeitos são fantásticos.
Cuidar da saúde de modo amplo, fazendo um check-up periódico, anual.
Ouvir música.
Ler poesias e outros temas estimulantes.
Cantar, mesmo que seja "no banheiro".
Adotar atividades de lazer.
Ter um hobby.
Cultivar amizades verdadeiras.
Cuidar da alimentação.
Cultivar a Fé e a Espiritualidade, a interiorização.
Buscar o contato com a natureza.
Tomar banhos mais demorados, aproveitando para relaxar.
Evitar todos os excessos: comida, bebida alcóolica, discussões, dormir pouco, etc.


 

Fonte: UOL.com.br

Nenhum comentário: