segunda-feira, 29 de junho de 2009

Paisagens Educacionais...

A vida é uma paisagem que se renova a cada dia. Não muito diferente são as nossas escolas. Defini-las atualmente, é um desafio constante, entre uma fotografia em preto e branco ou as fotografias coloridas e cheias de efeitos especias. Isso depende da leitura que se faz de mundo.

Um dia entrei na escola dos meus sonhos. Criei raízes. Aprendi ser uma excelente profissional. Passei a organizar, disciplinar os meus impulsos e criar projetos sustentáveis numa sociedade nada sustentável. Sonhei e gritei o mais alto que pude, alertando a mim mesma do poder que tinha.Caminhei, fiz trilha, percorri quilômetros e me senti viva. Uma excelente escola lhe proporciona isso.

Voltei ao estágio inicial, e de repente parece que tudo foi em vão.O que me sobrou... Saudades dos amigos, dos profissionais competentes, do aluno cheio de curiosidade e principalmente do sabor de se ter uma educação de verdade.

Educação, palavra rica em significados. Nós aprendemos na escola o significado de se valorizar a cognição, a criatividade e a curiosidade de investigar o mundo que nos cerca. Educar é saber crer no óbvio, é ser porta-voz de uma cultura onde o ser é construído no caminhar. A vida nos recompensa a cada instante. A sua paisagem pode mudar, assim como o seu porta retrato pode ser mudado: de lugar, de paisagem e de laços. Insistir que nada se pode fazer é um equívoco.

A natureza humana nos diz: respeite a si próprio, a sua família e aos seus ancestrais que terás o melhor de si.
Afinal, a paisagem vai além do meu olhar, transpassa a minha janela de casa e vai além dos meus sonhos. Ela muda através do tempo, pelas estações, pela existência de algo maior do que as minhas dúvidas!

Portanto, vença o medo e siga em frente.
Você pode e eu posso!

Um comentário:

Unknown disse...

Desejo que cada dia seja um novo dia de aprender com vc.
Desejo que cada dia seja um dia de realizações no seu trabalho, no seu sonho de ensinar o mundo a ser melhor.
E deixo claro que apesar de tudo prefiro as fotografias "preto e branco"... rs
beijos mami